-

Graduação

Disciplina de Cirurgia Torácica (MCP 327) é ministrada aos alunos do 4° ano do Curso Médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Este curso faz parte do conjunto de Disciplinas de Clínica Cirúrgica, tem como objetivo o ensino dos temas mais relevantes da cirurgia torácica através de aulas teóricas e práticas.

As atividades se dividem em discussões de casos na enfermaria de cirurgia torácica abordando:

  • Derrame pleural e outras doenças da pleura;
  • Câncer de pulmão;
  • Tumores do mediastino;
  • Doenças da traquéia.

A carga prática é feita no laboratório de habilidades com enfoque nos procedimentos de via aérea e pleurais.

LIGA LCCT FMUSP

 

A Liga de Cirurgia Cardiotorácica (LCCT) é um órgão pertencente ao Departa­mento Científico do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A LCCT foi idealizada pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene e Prof. Dr. Fabio Biscegli Jatene e tem como sede o Laboratório Anatômico-Cirúrgico do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HC-FMUSP).

Fundada em 10 de dezembro de 1996, tem como finalidades apresentar a cirurgia cardiovascular e torácica aos acadêmicos de várias faculdades de medicina do Estado de São Paulo, além de promover diversas atividades científicas.

A LCCT congrega, como membros efetivos, alunos do 1º ao 4º ano do curso médico de faculdades de medicina do Estado de São Paulo. Além disso, possui membros colaboradores, que são alunos do 5º e 6º ano de medi­cina. Entre os orientadores da LCCT, há a participação de médicos residentes e assistentes dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas; a coordenação é feita pelo Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes.

Atividades: aulas teóricas, discussões de casos e dissecções no Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

 

Com a introdução do Currículo Complementar, foi criada a Disciplina MCP-200 – Pesquisa em Cirurgia Torácica, que faz parte do elenco de disciplinas optativas do Curso Médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Esta disciplina tem por objetivo orientar o aluno quanto aos principais métodos de investigação em cirurgia torácica, possibilitando discussão de temas ligados à especialidade e participação em projeto de pesquisa, vivenciando, assim, as principais etapas do método científico.

-

Residência

Atuação em todos institutos de complexo HC – FMUSP, principalmente Instituto do Coração (INCOR), Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Programa abrangendo todas as áreas da cirurgia torácica visando uma formação completa com enfoque em inovação e novas tecnologias.

 


Programa de atividades:
  • Centro cirúrgico: oncologia torácica, doenças supurativas do pulmão, doenças da via aérea, defeitos congênitos da parede torácica, hiperidrose, doenças da pleura, transplante pulmonar, doenças do mediastino e endoscopia respiratória
  • Treinamentos: SVO e blocos porcinos
  • Atividades de ensino: reuniões para discussão de casos em fases de pré-tratamento e pós-operatório, tumor board, reuniões multidisciplinares com pneumologia, radiologia e endoscopia respiratória, reuniões
  • Pesquisa: oportunidades de publicações e pós-graduação, participações em congressos, elaboração de capítulos de livros

Duração: 2 anos

 

Vagas: 6 (residência médica) + 1 (estagiário estrangeiro)

 

Pré-requisito: Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básico

 


Processo seletivo:

 

COREME USP – Residência

Inscrições: Aguardar liberação do Edital

Escola de Educação Permanente – Estagiário Estrangeiro

 


Saiba mais em: https://www.fm.usp.br/coreme/portal/

O residente (R5) é imerso no universo do transplante pulmonar, com atividades diárias por 1 ano.

 


Programa de atividades:
    • Ensino: aulas sobre os seguintes temas: captação/implante, panorama geral, indicação, complicações pós-operatórias e ECMO
    • Reuniões: inclusão de receptor em lista, reunião científica, discussão de artigos, programação de pesquisa do grupo, aula sobre transplante pulmonar.
    • Treinamentos: Wet Lab – bloco porcino, SVO Assistência: Participação em todas as etapas do transplante pulmonar desde a captação do órgão até o implante, Ambulatório de pré-operatório cirúrgico. Pesquisa: é necessário que cada residente elabore/colabore com um projeto de pesquisa até sua publicação em congressos ou em em revistas indexadas. Com isso, o grupo cirúrgico do Transplante Pulmonar do InCor fica a disposição para acolher o residente que optou em pesquisar na área do transplante.

Duração: 1 ano

Vagas: 1

Pré-requisito: Cirurgia Torácica


Processo seletivo:

COREME USP – Residência

Inscrições: Aguardar liberação do Edital

Saiba mais em: https://www.fm.usp.br/coreme/portal

-

Felloship


Programa dedicado em oncologia torácica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo com ampla discussão de casos e cirurgias com enfoque em técnicas minimamente invasivas (videoassistida e robótica).

 


Áreas de atuação:
    • Câncer de pulmão;
    • Tumores de mediastino;
    • Nódulos pulmonares;
    • Tumores de parede torácica;
    • Doenças pleurais;
    • Ecoendoscopia respiratória.

Duração: 1 ano

 

Vagas: 1

 

Pré-requisito: Cirurgia Torácica

 

Processo seletivo:

 

Comissão de Ensino

 


Saiba mais em: https://referenciaincor.com.br/


Enfoque no manejo de pacientes com deformidades congênitas da parede torácica com tratamentos modernos e técnicas inovadoras. Oportunidade de pesquisa na área e acompanhamento de procedimento cirúrgicos, além atendimentos ambulatoriais e visitas a beira leito.

 


Áreas de atuação:
    • Pectus excavatum;
    • Pectus carinatum;
    • Protusão costal.

Duração: 1 ano

 

Vagas: 1

 

Pré-requisito: Cirurgia Torácica

 

Processo seletivo:

 

Comissão de Ensino

 


Saiba mais em: https://referenciaincor.com.br/


Fellowship com programa dedicado em cirurgia de via aérea, com enfoque na produção científica na área. Oferece oportunidade de aprendizado nos procedimentos por via aberta e endoscópica, além de ampla discussão com grupo nas reuniões e atendimentos ambulatoriais.

 


Áreas de atuação:
    • Cirurgia de via aérea;
    • Endoscopia respiratória;
    • Estenose de traqueia.

Duração: 1 ano

 

Vagas: 2

 

Pré-requisito: Cirurgia Torácica

 

Processo seletivo:

 

Comissão de Ensino

 


Saiba mais em: https://referenciaincor.com.br/

-

Estágios


Assim como a residência, o fellowship oferece a oportunidade de acompanhar a equipe de transplante pulmonar cirúrgica em todas as etapas do processo, desde a listagem para o transplante até o pós-operatório. Aprendizado técnico nas captações e implantes, bem como amplas oportunidades de pesquisa.

 

Áreas de atuação:
    • Transplante pulmonar;
    • ECMO.

Duração: 1 ano

 

Vagas: 2

 

Pré-requisito: Cirurgia Torácica

 

Processo seletivo:

 

Comissão de Ensino

 


Saiba mais em: https://referenciaincor.com.br/

-

Doutorado

-

X