Longa Duração

Estágios de Longa Duração – PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA

Além dos programas de residência medica a Disciplina de Cirurgia Torácica da FMUSP também realiza estágios de longa duração como complementação especializada  em diversas subáreas da a cirurgia torácica. Com duração de 1 ano e com o pré-requisito de Residência Medica completa em Cirurgia Torácica, estes estágios objetivam a formação de profissionais com aprofundamento teórico prático em áreas específicas da cirurgia torácica.

Programa de Complementação Especializada em Cirurgia Torácica Oncológica

Objetivos do Estágio: Formação teórica e prática em cirurgia torácica oncológica com ênfase em cirurgia de alta complexidade, métodos de estadiamento e procedimentos minimamente invasivos.  Desenvolvimento e condução  de projetos científicos em oncologia torácica.

Atividades Teórico-Práticas: 40 horas semanais de estagio teórico – pratico desenvolvidas em ambulatório, sala de procedimentos ambulatoriais, enfermaria e centro cirúrgico da Disciplina da Cirurgia Torácica da Universidade de São Paulo no  Instituto do Coração (InCor), Instituto Central (ICHC) e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

 

Atividades Praticas:

1) atendimento ambulatorial em oncologia torácica;

2) Participação em procedimentos cirúrgicos: lobectomia com ressecção de parede torácica, lobectomia videotoracoscópica, ressecção de tumores do sulco superior, ressecções pulmonares associadas a reconstrução vascular ou brônquica, pleuropneumonectomia, videomediastinoscopia, ressecções complexas de tumores mediastinais, vertebrectomias em bloco e desobstruções brônquicas;

3) Acompanhamento de pacientes em enfermaria;

4) Participação em procedimentos ambulatoriais: punções, drenagens e biópsias guiadas por ultrassom, pleurodese ambulatorial.

 

Atividades Teóricas:

1) Seminários:  2 horas semanais de aulas, seminários e discussão de casos clínicos.

2) Reuniões Clinicas semanais da Disciplina de Cirurgia Torácica e da Disciplina de Pneumologia,Reunião Mensal de Estatística, Reunião Quinzenal de Pesquisa Clínica.

 

Atividades Optativas:

Congressos da especialidade, Cursos de treinamento, desde que seja em comum acordo com a coordenação do estagio. A carga horária da atividade optativa será aceita pela coordenação do estagio e devidamente contabilizada.

Programa de Complementação Especializada em Parede Torácica

Em breve mais informações.

Programa de Complementação Especializada Cirurgia de Traquéia

Em breve mais informações.

Programa de Complementação Especializada Transplante Pulmonar

Em breve mais informações.