Graduação

Graduação

MCP-327 Disciplina de Cirurgia Torácica

A Disciplina de Cirurgia Toracica (MCP 327) é ministrada aos alunos do 4° ano do Curso Médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Este curso faz parte do conjunto de Disciplinas de Clínica Cirúrgica, tem como objetivo o ensino dos temas mais relevantes da cirurgia torácica através de aulas teóricas e práticas.

Programa do Curso de Graduação

MCP-200 Disciplina Optativa Pesquisa em Cirurgia Torácica

Com a introdução do Currículo Complementar, foi criada a Disciplina MCP-200 – Pesquisa em Cirurgia Torácica, que faz parte do elenco de disciplinas optativas do Curso Médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Esta disciplina tem por objetivo orientar o aluno quanto aos principais métodos de investigação em cirurgia torácica, possibilitando discussão de temas ligados à especialidade e participação em projeto de pesquisa, vivenciando, assim, as principais etapas do método científico.

Liga de Cirurgia Cardiotorácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

A Liga de Cirurgia Cardiotorácica (LCCT) é um órgão pertencente ao Departa­mento Científico do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A LCCT foi idealizada pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene e Prof. Dr. Fabio Biscegli Jatene e tem como sede o Laboratório Anatômico-Cirúrgico do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HC-FMUSP). Fundada em 10 de dezembro de 1996, tem como finalidades apresentar a cirurgia cardiovascular e torácica aos acadêmicos de várias faculdades de medicina do Estado de São Paulo, além de promover diversas atividades científicas.

A LCCT congrega, como membros efetivos, alunos do 1º ao 4º ano do curso médico de faculdades de medicina do Estado de São Paulo. Além disso, possui membros colaboradores, que são alunos do 5º e 6º ano de medi­cina. Entre os orientadores da LCCT, há a participação de médicos residentes e assistentes dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas; a coordenação é feita pelo Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo-Fernandes e a supervisão, pelo Prof. Dr. Fabio Biscegli Jatene.